> Especial Pizzas

O designer daS MASSAS

Completando 25 anos como funcionário da Revista PADARIA 2000 em 2020, André Schmid encontrou nas produções de pães e pizzas uma alternativa para se manter produtivo dentro de casa no período de Pandemia

Por Renan Geishofer

Por Renan Geishofer

Para mim, ainda gera encantamento no público pensar como é que uma Revista é produzida. Claro que, de modo prático, trata-se da união de palavras e imagens impressas em folhas de papel. Porém, os trabalhos nos bastidores são sempre intensos e demandam o envolvimento de uma grande equipe. Uma dessas engrenagens da Revista PADARIA 2000 atende pelo nome de André Schmid. O publicitário completa 25 anos de atuação na Revista em 2020 e sempre teve o olho atento aos movimentos executados pelos Chefs cujos trabalhos foram fotografados, filmados e editados por ele que responde pelas funções de designer gráfico, fotógrafo e editor gráfico da Revista. Ao passo de que já se vão muitos anos desde a primeira vez que ele se lembra de ter produzido um pão. “Comecei fazendo para minha família o Pão Alemão que meu avô trouxe da Alemanha. A receita passou pela minha tia, pelo meu primo e chegou até mim. O tempo livre dentro de casa nesses tempos de Pandemia despertou ainda mais essa paixão e, assim, fui até explorando os preparos de outros tipos de pães”, comenta André, que chegou até a produzir pizzas ao melhor estilo napolitano “com bordas altas e alveoladas”, como descreve, para aproveitar as noites de sexta-feira com a esposa Pricila e o filho Arthur. “Foi paixão à primeira vista. Comecei a estudar mais, fui testando e me frustrando muito, mas não desisti e hoje ainda estudo, porque o pão e a pizza perfeitos não existem. O que existem são produtos diferenciados e saborosos e não um produto perfeito”, pontua.
Por estar em casa, um dos maiores desafios em executar suas receitas está, justamente, no limite do espaço físico, no local de armazenagem de insumos e no equipamento para o assamento. “Há momentos em que tenho que bater uma massa de 500g, quatro vezes para tirar quatro pães e isso se torna até cansativo e, na maioria das vezes, as massas que faço são sem sova. Tudo na mão, mas mesmo assim me organizo e tento produzir o meu melhor”, comenta o amador em panificação. Uma das formas que encontrou para melhorar sua performance foi participar do Seminário de Panificação promovido pela Escola do Padeiro e Confeiteiro, sabendo que ele sempre buscou ampliar seus conhecimentos recebendo orientações de grandes chefs (e amigos) como Fernando de Oliveira, Felipe Oliveira, Gumercindo Dal Acqua, Norberto Sobrinho, Rogério Madeira, Fabrício Lima, entre outros nomes — benesse de quem está sempre por perto de grandes nomes do trade.
Produzir suas receitas para vender não era algo que ele tinha como meta, mas acabou acontecendo neste momento. Tudo começou com a produção de um Tortano que logo ficou famoso entre os familiares, os amigos e os vizinhos através das Redes Sociais. “É muito gratificante fazer um alimento e receber um carinho de quem o consome. E esta Pandemia me mostrou um caminho que jamais imaginava explorar e estou adorando ter esse tempo para produzir algo que sempre esteve na minha vida, mas só agora descobri. De fato, fui picado pelo bichinho da água e da farinha”, analisa o profissional, que já está investindo em equipamentos para melhorar suas produções. Conhecedor das estratégias de divulgação, André sabe o valor do boca a boca aliado a um preço justo e a padronização produtiva. “Nunca desista dos seus sonhos, como jamais desisti dos meus, pois todos somos capazes. Basta acreditarmos. Hoje quero ampliar minha capacidade e sair da zona de conforto e em momentos como esses que estamos atravessando acreditamos ainda mais em nossos sonhos”, destaca André. E assim novas histórias vão sendo escritas em nosso mercado. Desta vez por alguém que sabe, há um quarto de século, o que representa, de fato, viver do pão.

EM FAMÍLIA | O Cardápio ainda é enxuto, mas cheio de delícias como Pães Rústicos, Tortano de 1 Kg e Pizzas de Mussarela e Brócolis. Produções aprovadas pelos clientes mais especiais: a esposa Pricila e o filho Arthur (foto ao lado)

Rolar para cima