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REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS

Nova vitrine de vendas na pandemia, aprenda a tirar o melhor proveito do Instagram para promover seu negócio e alavancar vendas

Por Rildo Barros* rildo.barros@uol.com.br

Em meio a tantas redes sociais, uma delas cresceu bastante durante a pandemia do Coronavírus e virou o canal preferido para divulgar marcas, engajar clientes e gerar negócios. Estamos falando do Instagram! A grande vitrine on-line para quem precisa divulgar e vender. No entanto, não basta criar a página, colocar uma foto, uma legenda e aguardar os virtuais clientes. O Instagram para acontecer necessita ser bem administrado e bem trabalhado para potencializar engajamento. Para começar, é necessário conhecer ao máximo seu público e traçar uma eficiente estratégia de marketing digital. A seguir listo 10 dicas, elaboradas pelo Sebrae, para promover seu negócio no Instagram e conquistar novos clientes dentro do seu público-alvo.
1) Faça do seu Instagram uma revista on-line do seu negócio
Nada adianta criar um Instagram e ficar empurrando somente postagens sobre as vendas dos seus produtos e serviços para o seu cliente. As pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo. Então pense que seu Instagram é uma revista com várias seções. Faça um cronograma para suas postagens diárias e programe suas publicações.
Por exemplo: para você que trabalha com padaria, mescle suas postagens de venda com dicas sobre alimentação. Faça postagens destacando cada produto do seu cardápio. Fale dos benefícios daquele produto para quem consome. Destaque os sabores, recheios, ingredientes.
2) Crie um nome de usuário
É essencial que o nome seja facilmente reconhecido e encontrado pelo seu cliente, é recomendado que você utilize o nome da sua empresa. Caso o nome já esteja sendo usado, utilize sinais (ponto, underline, traço) para criar um perfil que identifique seu negócio.
3) Edite o seu perfil de acordo com o seu negócio
• Coloque uma foto bacana com a logomarca da sua empresa.
• Faça uma biografia simples e direta sobre o que a sua empresa faz. A dica aqui é: fazer tópicos e utilizar emoticons na descrição do seu perfil.
• Leve tráfego para seus outros canais, adicione o link do seu site ou fanpage na sua biografia. Se tiver outros canais como YouTube, Twitter ou Pinterest, uma menção no seu perfil também pode ser legal.
4) Mude o seu perfil para o Instagram comercial
• O processo é simples, vá nas configurações da sua conta e clique em “Mudar para perfil comercial”, vincule a conta com a sua fanpage do Facebook e tenha acesso à plataforma de Instagram de negócios.
• No perfil comercial você poderá acompanhar o perfil dos usuários que estão lhe seguindo e analisar o melhor horário para publicar suas fotos e vídeos. Além disso, é possível adicionar um botão “Entrar em contato” na sua biografia, onde você pode colocar o seu telefone, e-mail e endereço, facilitando a vida do cliente que deseja entrar em contato com você.
5) Utilize hashtags e crie links para suas postagens
• No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags por postagem. Sabe o que isso significa? Você tem 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. Então, é essencial você utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio.
• A dica é que você estude quais as hashtags estão sendo mais buscadas no seu segmento. Você pode utilizar hashtags mais gerais que possuem muitas menções no Instagram, exemplo #marketing, #startup, #inovação, como também pode trabalhar hashtags mais regionais, exemplo #alagoas, #maceio. O mais legal é que você pode criar uma hashtag do seu negócio e divulgar no seu perfil e publicações.
6) Imagem é tudo
• No Instagram imagem é tudo, tudo mesmo! Não adianta ir para o Instagram e publicar imagens de baixa qualidade, montagens mal feitas, ângulos desfavoráveis, isso só vai queimar a sua marca e fazer com que usuários percam o interesse em seguir seu perfil. Existem aplicativos para aqueles que não têm condições de contratar um fotógrafo profissional, os quais ajudam na edição das fotos, postagens comerciais e filtros interessantes para as publicações. Mas o ideal é separar uma verba e contratar um profissional especializado para cuidar das suas Redes Sociais.
7) Se relacione com os seus seguidores
As pessoas que se conectam com a marca esperam que ela esteja próxima e de alguma maneira conectada a elas. Os usuários interagem, curtem, comentam, compartilham, replicam postagens e hashtags, portanto tire um tempo para se relacionar com seus clientes. Abaixo algumas tarefas podem trazer mais engajamentos para seu negócio:
• Curta algumas fotos dos seus seguidores todos os dias.
• Responda os comentários em todas as suas publicações.
• Mencione os seus clientes ao responder as postagens.
• Comente nas fotos dos seus seguidores.
• Mencione pessoas influentes do seu meio em publicações: Blogueiras, Celebridades, Lojas parceiras, YouTubers etc.
8) Seja autêntico e criativo
Utilize fotos do seu produto e composições de outros elementos para suas postagens, improvise, abuse da criatividade em ações que vão conectar as pessoas ao seu negócio:
• Crie vídeos curtos do seu cotidiano
• Colha depoimentos dos seus clientes;
• Poste fotos de clientes utilizando os seus produtos;
• Conte a história da sua marca através de fotos que mostram a essência do seu negócio;
• Publique fotos da sua equipe em momentos de diversão.
9) Aumente o número dos seus seguidores
É muito comum pessoas com bastante seguidores divulgarem perfis de terceiros utilizando-se da permuta, que nada mais é que ganhar o produto ou serviço em troca da divulgação. Em alguns casos cobra-se um valor por postagem. Então identifique as pessoas que são importantes para o seu negócio no Instagram e também:
• Liste as blogueiras regionais, empresas parceiras, formadores de opinião, celebridades e busque formas de parceria para divulgar o seu negócio.
• Crie sorteios, hashtags e faça parceria com outros perfis.
É Importante também listar os concorrentes do seu negócio e acompanhar o perfil deles e ver qual o estilo de fotos tem mais curtidas e comentários, como eles oferecem conteúdo para o cliente e até as hashtags que eles estão utilizando. Depois disso, é trazer as informações para a sua realidade e criar sua própria identidade e meio de se relacionar com os clientes no Instagram.
10) Crie Personas dos seus clientes
Isso mesmo, crie o perfil do seu cliente ideal ou a buyer persona. Coloque idade, profissão, hábitos, estilo de vida, necessidade, problemas e nomeie esse seu cliente. Crie alguns avatares dos possíveis clientes do seu negócio, o ideal é que você crie entre 3 a no máximo 5 perfis de clientes para que você não diversifique demais suas publicações e saia muito da proposta de valor do seu negócio. As personas do seu negócio são todos os seus clientes que possuem problemas diferentes, e cabe a você através das suas postagens trazer o solução específica para cada uma dessas personas.

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