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AINDA DÁ TEMPO DE FAZER DE 2020 UM ANO RENTÁVEL

QUE TAL USAR AS FESTAS DE FINAL DE ANO PARA RECUPERAR SEU MERCADO? VEJA ALGUMAS AÇÕES QUE VOCÊ PODE IMPLEMENTAR PARA AUMENTAR SEU FATURAMENTO

Por Emerson Amaral, Presidente do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal)

Vamos fazer uma breve retrospectiva: começamos janeiro com um mês tipicamente lento do ponto de vista econômico para as empresas; fevereiro, mês pequeno em número de dias, trouxe com ele o Carnaval, mas a data sazonal não foi suficiente para garantir um primeiro bimestre expressivo. E aí veio março, declaração de pandemia e o resto da história você conhece bem. Mas isso não significa que 2020 precisa terminar no vermelho para você e para sua empresa. Ainda dá tempo de reverter o cenário e finalizar o ano com rentabilidade.
É inevitável dizer que as empresas que se despontaram até esse momento foram aquelas que entenderam as movimentações de mercado e reagiram de forma assertiva. E agora, último bimestre, essas ações de impacto são ainda mais relevantes. Além das comemorações corporativas de fim de ano, temos ainda as férias e claro, o Natal.
A começar pelas ações que posso te indicar para serem usadas nos contatos de empresas: ligue ou envie email para os escritórios que ficam próximos ao seu negócio, incluindo aqueles que você fornece (ou fornecia antes da pandemia) encomendas, café da manhã etc. Proponha a elas kits de aniversariantes do mês sendo entregues a cada um dos colaboradores que estão em home office e também ofereça kits para as comemorações de fim de ano, com os alimentos já porcionados e embalados individualmente, minimizando qualquer compartilhamento inadequado do ponto de vista das novas políticas de higienização.
Tenha em mente que, possivelmente, a festa da firma terá outra conotação. Levar toda a equipe para um restaurante e manter um grupo razoável de pessoas não é a atitude mais recomendada neste momento. A insegurança ainda é grande e se seu negócio propor uma solução criativa, certamente as empresas a enxergarão com bons olhos.
As comemorações on-line continuam muito fortes e devem crescer ainda mais. Ainda que o público já esteja ocupando os barzinhos e fazendo pequenas confraternizações, o ritmo mudou e muita gente ainda está curtindo as sextas-feiras de casa. Já vi que empresas têm enviado o tradicional happy hour para a casa dos colaboradores, em caixas surpresa com uma bebida alcoólica e petiscos. Crie a opção de personalizar as caixas com a logomarca da empresa em adesivo, garantindo ainda mais familiaridade ao presente.
Já para o verão e as férias, é preciso uma dose extra de ações de marketing. Apesar da estação convidar para o ar livre, como parques e praças, muitas pessoas ainda estão inseguras de sair de casa para ações de lazer. Por isso, os clássicos sorvetes, sanduíches e sucos naturais, saladas de frutas e de legumes, açaí e qualquer outro alimento com apelo de frescor devem ser destacados. Lembre-se ainda de investir em embalagens adequadas, que permitam o transporte e a integridade dos alimentos por delivery.
As encomendas para ceia, como assados, saladas e sobremesas, vinham em queda há alguns anos, mas 2020 parece ser o momento de reverter esse cenário. Com os encontros de família mais restritos, é possível que alguns encontros sejam adiados ainda mais, em contraponto que outros encontros serão mantidos uma vez que foram raros os momentos assim durante o ano. Por isso, praticidade é palavra de ordem nos dois cenários. As pessoas querem se ocupar de estar disponíveis e assar uma ave por cinco horas não está na lista de prioridades. Facilite, oportunize as compras e venda mais.
Cestas de fim de ano e lembrancinhas, como caixinhas de cookies e docinhos, também ganham força nesses meses. O cliente corporativo é um excelente consumidor desse tipo de serviço, mas também há pessoas físicas que compram para presentear conhecidos e prestadores de serviço, como o porteiro do prédio e a diarista. Invista em kits personalizáveis e deixe algumas sugestões já montadas e precificadas, tanto nos aplicativos quanto no cardápio digital e na loja.
Viu só que, com planejamento e criatividade, ainda é possível reagir e tornar 2020 um ano rentável? Inspire-se, desafie suas metas, erga a cabeça e vamos dar a volta por cima! Sei que até o momento tivemos dias desafiadores, mas melhores momentos chegaram e outros mais leves estão por vir. Mãos na massa e te desejo saúde, sucesso e boas vendas!

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