> Legislação

a higiene em tempo de coronavirus

qual a importância da higiene em tempo de prevenção contra a pandemia e quais procedimentos devemos tomar

Por Tatiana de Queiroz Campos

Neste momento de pandemia do Covid-19, os estabelecimentos que comercializam alimentos vão passar por um período desafiador. Com suspensão da venda direta na maioria dos Estados brasileiros, a alternativa é a comercialização de alimentos pelo delivery ou viagem (buscar no local para consumo em casa).
A chegada do coronavírus e a necessidade do isolamento social impacta diretamente no setor de alimentos, e traz à população insegurança e medo diante deste cenário, e a preocupação com a higiene é fundamental para fornecimento de um alimento seguro e de qualidade, proporcionando ao cliente uma experiência positiva e trazendo uma relação de confiança.

O que é o Coronavírus?
Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, esse agente provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e dificuldade respiratória.
“Os estabelecimentos devem reforçar com a equipe as boas práticas de fabricação e manipulação dos alimentos, a atenção com o vírus é extremamente necessária e complementar aos procedimentos de rotina já implantados”, salienta a nutricionista Tatiana de Queiroz Campos.

Higiene de Mãos:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o coronavírus é eliminado com o procedimento de higiene adequado das mãos, utilizando água e sabão por 20 segundos. A utilização de álcool em gel é complementar à higienização e pode ser realizada em momentos quando não há uma pia disponível para lavar as mãos.
Essas orientações se aplicam para consumidores e devem ser reforçadas para o manipulador de alimentos, manter o abastecimento de sabonete bactericida, papel toalha e a fixação de cartaz informativo na pia exclusiva de higiene de mãos é regra básica neste momento.

Dica: para a área de produção: a higienização das mãos deve ser realizada com maior frequência, e uma dica é instalar um timer para despertar a cada 30 minutos, e neste momento TODOS devem higienizar as mãos.

Higiene de Bancadas e Utensílios: 
Estudos revelam que o coronavírus permanece em bancadas e utensílios por até 3 dias (variável de acordo com o material) , por isso durante o preparo dos alimentos é primordial a higienização das bancadas e utensílios, considerando os procedimentos de limpeza e desinfecção obrigatórios descritos em legislações sanitárias.

Limpeza: Detergente neutro e água.
Desinfecção: Álcool 70% ou solução clorada.

Solução Clorada: 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária, realizar enxague com água ou pano descartável umedecido após a aplicação.
Os cuidados de higiene são essenciais em nosso dia a dia, em especial durante esse período de pandemia. Como o atendimento de viagem e delivery é a forma mais utilizada de comercialização, orientar o cliente de como receber esses alimentos também é um ponto importante deste processo.

Tatiana de Queiroz Campos, Nutricionista
Escritório: 11 5565-0644
Celular: 11 99567-0028

Rolar para cima