> Legislação

Higiene: a importância do treinamento para o seu time!

Por Tatiana de Queiroz Campos

Este ano sem dúvida tem sido desafiador para os estabelecimentos da área de alimentação. Fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e precisamos encarar grandes desafios. Reestruturar um negócio em meio a pandemia, com o cliente mais exigente, integrar a equipe de colaboradores e os manter comprometidos, intensificar os hábitos de higiene e procedimentos de boas práticas.
Sim, a higiene! Algo que consideramos tão básico se torna extremamente importante neste momento. O seu time está capacitado para atender essa nova demanda?
O treinamento de boas práticas aplicado tradicionalmente nos estabelecimentos comerciais foram intensificados, precisamos também adicionar as orientações para reduzir a disseminação do novo coronavírus. Os decretos de cada região direcionam os protocolos sanitários, além dessas informações o Ministério da Economia, por meio da Secretaria do Trabalho, também determinou uma série de exigências para proteção da saúde dos colaboradores, por meio das normas regulamentadoras (NR).
“Os estabelecimentos devem comprovar a implementação de medidas necessárias e suficientes para eliminar, minimizar e controlar os riscos de contaminação pelo COVID-19, por meio de assinatura de documentos comprobatórios”, salienta a nutricionista Tatiana de Queiroz Campos.
Procure o seu contador e verifique as exigências da Secretaria do Trabalho, esses documentos estão alinhados com os protocolos sanitários e orientações da Organização Mundial da Saúde, ou seja, o treinamento aplicado por sua nutricionista pode ser utilizado para registrar as orientações para sua equipe, atendendo as fiscalizações trabalhistas e da Vigilância Sanitária.
Higienizar as mãos! Essa é a principal medida de redução de contaminação dos alimentos por vírus e bactérias, a importância deste hábito em nosso dia a dia não é novidade, mas é fundamental aumentar a frequência da higienização, adotar a utilização de timer para sinalizar a equipe quando higienizar as mãos, realizar treinamento didático e interativo com os colaboradores, entre eles, atendentes, manobristas, entregadores, manipuladores, equipe da limpeza, pizzaiolos e equipe gerencial.

Dica: Utilização de timer para higienização das mãos, programado a cada 1 hora ou 30 minutos, dependendo dos alimentos manipulados.

Outro treinamento que neste momento é fundamental é o Uso e manuseio das máscaras. Considerada uma forma eficaz de proteção, as máscaras impedem a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos de Covid-19. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
As orientações para a equipe devem contemplar a troca frequente a cada 2 horas para máscaras descartáveis (TNT) e a cada 3 horas para máscaras de tecido, lembrando sempre que após umedecer ela perde a sua eficácia, e neste caso, considere a temperatura do ambiente e atividade do colaborador para determinar trocas mais frequentes do que as citadas anteriormente. Os colaboradores devem ter conhecimento da forma correta de colocar, retirar, como higienizar as máscaras, lembrando sempre que essas orientações devem ser formalizadas por meio de lista de presença de treinamento e informes orientativos fixados nos setores de produção, área de vendas, vestiários, refeitórios e áreas comuns.
A capacitação da equipe é muito mais que uma exigência legal, ela é a base para o fornecimento de um alimento de qualidade e seguro para o seu cliente, a partir do momento que o colaborador passa a entender o porquê de cada procedimento adotado, eles são mais efetivos e podem garantir resultados melhores.
Estender as orientações para a vida pessoal do colaborador com entrega de folder ou material orientativo (on-line) pode ser uma forma simpática de exercer a empatia neste momento de pandemia.
Acesse o Guia de Uso de máscaras e a Cartilha: O papel do colaborador na prevenção da Covid-19, materiais elaborados pelo Grupo Tria – Consultoria e Treinamento através do link: https://linktr.ee/triaconsultoria

Rolar para cima