> Especial Final de Ano

superação que merece ser celebrada

Nesta Reportagem Especial destacamos os trabalhos de empresas e padarias que já estão de olho nas produções e vendas de Final de Ano

Por Renan Geishofer

Neste ano atípico, em que o tempo passou diferente, os preparativos de final de ano já começam a surgir em nosso radar. Afinal, a Revista PADARIA 2000 sempre procura trazer informações que cheguem a tempo para que você se dê bem em seus trabalhos – ainda mais sabendo que a Pandemia trouxe ainda mais desafios ao nosso Setor.
Por isso, acompanhe nas próximas páginas como empresas e padarias estão seguindo suas operações visando também os seus posicionamentos de mercado com vistas à conclusão deste 2020 histórico. Acompanhem!

Casa Sol Embalagens

Um dos primeiros elementos que nos remetem ao final de ano são os presentes. Por isso, o segmento do Food Service precisa se atentar à importância de se ter boas embalagens para envolver os alimentos que são vendidos aos seus clientes. Uma empresa que entende bem essa necessidade é a Casa Sol Embalagens. Conforme apresentamos na edição 242, a empresa seguiu firme sua atuação mantendo os atendimentos aos seus clientes. De modo que a empresa já está se movimentando para a produção, em parceria, de uma coleção de embalagens afetivas para acolher e abraçar com mensagens e conteúdos especiais alusivos aos festejos de final de ano. Então em breve a Casa Sol colocará no mercado sacos de Pães com temas de Natal, paz e otimismo a serem fornecidos para padarias, confeitarias e supermercados em todo o Brasil. De modo que a empresa sabe que foi um ano difícil, mas está esperançosa para o final do ano. Afinal, segundo a Casa Sol, muitas padarias estão criando e recriando nesta crise. “Temos que pensar em como estarmos próximos e conectados com nossos clientes e a embalagem exerce esse poder de encantar e seduzir. Planeje-se para o final do ano, crie afetos, conheça seu cliente e esteja no digital”, pontua Rita Miranda.

VENÂNCIO
METAL

Se aproximando dos seus 30 anos, a VENÂNCIO METAL se apresenta dizendo que sempre buscou ter a palavra inovação no seu vocabulário. No começo produzia fogão a lenha (tanto para o Brasil quanto para a Argentina). Na sequência vieram as linhas de fogões industriais, estufas de aquecimento, chapas, fritadores, fornos diversos, máquinas de panificação, fornos turbo, armários de crescimento, fornos combinados, linha de refrigeração – como bebedouros, refresqueiras, dosadores e máquinas de gelo – produções que sempre têm como foco a otimização da produção. A marca está em cozinhas, bares, restaurantes, pousadas, hotéis, restaurantes, padarias e demais estabelecimentos. Para atender os clientes com foco nas vendas de final de ano, a empresa destaca sua linha completa de fornos turbo, lastro (em diversos tamanhos) e máquinas de panificação (amassadeiras, batedeiras, misturadoras, cilindros, divisoras, fatiadeiras, moinhos), bem como fornos combinados e fornos convectores. Em setembro de 2020 será lançado o Forno Convector Smart Elétrico Basic (nas tensões 127V e 220V, contendo 4 esteiras) com foco em lanchonetes, bares, conveniências, bistrôs e cafés. “Desejamos que todos possam visualizar e almejar as oportunidades que 2021 nos traz, não com medo, mas com motivação e confiança. O segredo do sucesso é não se deixar abater pelas dificuldades, mas tomá-las como combustível para seguir em frente e ir em busca de vitórias!”, destaca a equipe VENÂNCIO METAL.

XAMEGO BOM

Marca já bastante conhecida do mercado brasileiro desde a década de 1950, a XAMEGO BOM faz parte da Fábrica de Laticínios Monte Azul e é uma das principais referências no setor na produção de recheios e coberturas doces – tendo mais de 100 itens em sua ampla linha de produtos (e versões de embalagens). Experiente, a companhia redobrou suas atenções aos processos produtivos e de atendimento, visando principalmente o bem-estar dos colaboradores. Conforme informado a esta reportagem, o volume de vendas foi mantido tendo como apoio a qualidade dos produtos, segurança na produção e na excelência do atendimento. Uma novidade recente, lançada em 2020, foi a extensão de linha do Doce de Leite XAMEGO BOM na versão de balde de 5Kg – e ainda terão mais lançamentos em breve. Ao passo de que produtos com sabores de chocolate, doce de leite e frutas ganham força nos preparos de delícias para o final do ano. “Sabemos que 2020, até o momento, mostra-se atípico e que as dificuldades e incertezas são grandes, porém, acreditamos no potencial do mercado brasileiro e sabemos que os clientes, a cada dia, tornam-se mais exigentes e com padrões mais apurados. Sendo assim, o que podemos indicar como receita de sucesso é que todos continuem aprimorando a qualidade de seus produtos, respeitando seus clientes e consumidores e fazendo seu trabalho focados na constante busca pela melhoria contínua, pois acreditamos que isso diferencia vencedores e vencidos”, pontua a equipe XAMEGO BOM.

REPOÇOS REFRIGERAÇÃO

Fundada em 2002, a REPOÇOS REFRIGERAÇÃO surgiu depois do fechamento de uma grande empresa de refrigeração em Poços de Caldas (MG) – segundo a empresa, a cidade é um dos berços da refrigeração brasileira. Por isso seu trabalho foca nas montagens (sob medida) para panificadoras, confeitarias, lanchonetes, empórios, casa de carnes e Fast Food. Ao passo de que a empresa está investindo no seu marketing digital e nos atendimentos on-line para alavancar as vendas. Como as montagens são presenciais, são tomados todos os cuidados, como o uso de EPIs e do álcool em gel. Então os clientes que precisam ainda mais de seus equipamentos para impulsionar suas vendas no final do ano, saibam que a REPOÇOS REFRIGERAÇÃO está preparada para atender o seu negócio. A empresa está trabalhando no desenvolvimento de novas peças para um melhor atendimento ao cliente, como mesas centrais de ambientes aquecidas e refrigeradas com portas basculantes; novas gôndolas centrais e de encosto com estrutura metálica com pintura automotiva (cliente escolhe a cor) e novas vitrines com depósitos para melhor aproveitamento de espaços com motores embutidos que possam ser de fácil instalação e locomoção. “Apesar dos tempos difíceis, que tenhamos fé e esperança de que vai dar tudo certo. Que continuemos acreditando em nossos sonhos para que se tornem realidade! Um Feliz Natal a todos e um próspero Ano Novo!”, destaca a equipe REPOÇOS REFRIGERAÇÃO.

PRÁTICA

Experiente, atuante e atualizada, a PRÁTICA é uma das empresas líderes em seu segmento, fornecendo soluções completas de equipamentos focados em tecnologia produtiva para o Food Service. A empresa já relatou recentemente à Reportagem da PADARIA 2000 como seguiu mantendo suas produções, vendas e atendimentos (até rolou um papo com o Ângelo de Souza, Diretor da Divisão de Panificação, em uma LIVE em nosso Canal no YouTube). A Equipe da PRÁTICA, inclusive, orienta que o panetone não deve ser o único produto a ser posicionado nos pontos de venda. Também há espaço para pães, bolos, biscoitos e demais itens que podem ganhar cores, sabores e formatos com decorações que remetam ao Clima Natalino e de Réveillon. Para os panetones, a marca conta com Fornos de Convecção para pequenas e médias produções, e o Forno Rotativo, para produções em grande escala – garantindo padronização e alta produtividade. O Ultracongelador também é indicado devido à versatilidade que ele confere ao mix de produtos, permitindo a concentração da produção (mais produtividade), ultracongelar, estocar e finalizar conforme a demanda, portanto, garantindo mais rentabilidade. “Este ano está sendo desafiador para o mercado em geral, principalmente para o de alimentação, mas ele traz bons frutos. Em tempos como esses se despontam pessoas fortes e diferenciadas, que se destacam e influenciam positivamente todo o ambiente, realçando tais qualidades, com os conhecimentos compartilhados entre todos nós, evoluímos e, aprimorados, vamos para um ano que com certeza será melhor, alcançaremos resultados surpreendentes, num contexto mais competitivo, mas, ao mesmo tempo mais humano e solidário. Por isso, haveremos de evoluir constantemente, resistam e sorriam. Pois o presente tem esse nome por ser feito dos aprendizados do passado e das oportunidades do futuro”, comenta Ângelo.

Detalhes Vime

Outra empresa que já teve sua “Operação Pandemia” destacada na nossa Revista em 2020 foi a DETALHES VIME. Importante fornecedora de cestarias de vime sintético lavável para padarias, hotéis e restaurante, a marca nos informou que já está com as vendas normalizadas e, consequentemente, a produção também – sendo artesanal, requer 15 dias para realizar a entrega. Já estão no cronograma da empresa vários lançamentos previstos para este momento de final de ano visando valorizar e facilitar a exposição dos pães. “Como sobreviventes desta crise, temos que continuar inovando e não podemos ficar na inércia, afinal, o pior já passou! Mudar o visual do estabelecimento, traçar metas e, o principal: acreditar que dias melhores estão por vir!”, destaca a equipe DETALHES VIME.

PANIFICADORA E CONFEITARIA BRIOCHE CROCANTE

Sendo uma empresa familiar e referência de qualidade em sua região, a PANIFICADORA E CONFEITARIA BRIOCHE CROCANTE traz a superação de adversidades desde o começo de suas operações. Quase duas décadas depois desse início, o estabelecimento ainda respira novos ares após uma recente reforma finalizada em 2018 para proporcionar maior comodidade aos clientes e maior espaço nas vitrines para expor os produtos (cerca de 1.200). O Brioche Crocante é especialidade da casa – cuja receita única é desenvolvida há 16 anos. Dentre os futuros lançamentos previstos para este período de Final de Ano, a loja informa que está sendo finalizada a sua Caixa Gourmet chamada de “Um passeio à França” que oferecerá um mix de produtos (croissant francês, viennoiserie, pain au chocolate e folhados) tendo embalagem especial se somando até a uma Playlist no Spotify para proporcionar uma experiência gastronômica para aguçar vários sentidos. Além dela, a loja também tem seu tradicional panetone artesanal e cestas personalizadas para eventos mais intimistas com produtos característicos de fim de ano. Para incentivar o empresariado a seguir firme em suas atividades, a Equipe BRIOCHE CROCANTE relembra esta frase clássica do filme de Rocky Balboa: “Ninguém vai bater tão forte como a vida. Mas a questão não é o quão forte você consegue bater. É o quão forte você consegue apanhar e continuar seguindo em frente. É o quanto você consegue aguentar e continuar seguindo em frente!”. “A vitória é feita assim!”, completam.

PADARIA E CONFEITARIA CENTRAL
Estabelecimento com presença recorrente em nossas páginas, a PADARIA E CONFEITARIA CENTRAL também se movimentou bastante ao longo deste desafiador ano de 2020 – mantendo firme o legado que o negócio já deixou marcado na história da região de Bueno Brandão (MG). Ao passo de que em todo final de ano a loja sempre dá atenção especial aos seus preparos de panetones e chocotones especiais – feitos há mais de 50 anos com a receita do seu José Beghini (fundador da loja). Além disso, não podem faltar variedades de pães e doces focados na data para que os clientes possam ter sua vida facilitada ao montarem suas mesas de Natal e Ano Novo. A CENTRAL também teve que se adaptar frente aos desafios da Pandemia e sinaliza que o movimento nas Redes Sociais foi um dos fatores que garantiu a manutenção de suas vendas. “Vamos ter fé, valorizar a família, os amigos e pessoas especiais que, de uma forma ou outra, entram em nossas vidas. Aproveite cada momento! Isso é a base de termos felicidade e dias melhores. O pior já passou e neste próximo ano vamos celebrar a vitória e muitas coisas boas!”, destaca a equipe da PADARIA E CONFEITARIA CENTRAL.

CASA SANTO PANE

Com duas décadas de atuação, a CASA SANTO PANE é um dos principais estabelecimentos do setor na região de Catalão (GO) e reúne cinco lojas contendo vários segmentos como padaria, confeitaria, cafeteria, empório, lanchonete, mercadinho, restaurante, bar, buffet de eventos, locação de espaços, adega de vinhos, e-commerce, entre outros. Para o Final de Ano a empresa não tem previsto um lançamento especial de produtos, além da sua nova plataforma de vendas através de uma loja virtual e um aplicativo próprio. A equipe CASA SANTO PANE destaca que o maior legado trazido pela Pandemia foi a transformação de sua gestão mais enxuta e eficiente. Além disso, destacam que tiveram êxito no acesso ao crédito que, segundo a empresa, “nunca na história teve um custo tão baixo”. 

“O conselho que damos é o de investir nas pessoas e, sobretudo, na gestão dos seus negócios, sempre focando no resultado final de suas ações (lucro e não somente nas vendas). Quem sabe até não conseguiremos inaugurar a nossa sexta loja ainda nesse ano?! O momento nunca esteve tão ruim sob uns aspectos, mas também nunca esteve tão bom sob outros aspectos… Vamos em frente, acredite, ore e enxergue o novo todos os dias! Nossas padarias sobreviverão a 2020 e certamente estarão mais lindas do que nunca em 2021!”, destaca a equipe.

SASSIPAN PANIFICADORA E CONFEITARIA

Localizada em Brusque (SC), a SASSIPAN PANIFICADORA E CONFEITARIA acumula mais de 30 anos de atuação e sua equipe pode dizer que 2020 foi um ano de muito crescimento no sentido de terem revisto, com urgência, muitas questões administrativas. O ano que prometia muita atividade precisou ter mudança nos planos. A empresa manteve seu movimento com diversas ações de vendas focadas nas datas comemorativas e, para o Final de Ano, se destacam a produção do stollen (produto típico alemão), dos panetones e cestas de produtos para presentear. O panetone típico italiano e o stollen terão fermentação natural e a padaria fará, inclusive, suas próprias pastas aromatizantes com frutas cítricas. 

Assim, os produtos ficarão ainda mais saborosos, saudáveis e úmidos. “Neste ano que fomos muito desafiados, agradecemos pela saúde que nos acompanhou, pelos colaboradores sempre tão dedicados e guerreiros, pelos clientes fiéis que juntos nos fizeram aqui chegar, pelas boas mudanças de hábitos adquiridas, pelas inovações e conquistas e por estarmos aqui e mais um ano podermos celebrar a vinda do doce e humilde Jesus entre nós! Que esta experiência nos tenha feito refletir o que nos fez bem, com quem nos sentíamos aconchegados e felizes, quanto gostamos do que fizemos, quais mudanças podemos assimilar para 2021 e desejamos que o novo ano seja muito promissor e abençoado. Que estejamos firmes, fortes e confiantes para novos desafios de 2021!”, celebra a equipe SASSIPAN.

PÃES E DELÍCIAS
Importante estabelecimento do setor em sua região, a PÃES E DELÍCIAS CARUARU está em operação há quase três décadas e é uma das principais padarias do seu Estado. Atualmente, o carro-chefe da empresa é a produção de pães artesanais, orgânicos, sem aditivos, livres de conservantes e com longa fermentação, priorizando sempre a qualidade da matéria-prima e do processo produtivo para oferecer saúde e bem-estar. No âmbito dos preparos de Final de Ano, se destacam os panetones artesanais, tradicionais e com zero açúcar, como também tortas, bolos, ceias natalinas e o pastelzinho de festa, considerado como “o queridinho dos clientes”. A família do empresário Eli James Laureano (que herdou o negócio do seu pai José Laureano) acredita que em toda crise encontram-se oportunidades. “Desejamos um Natal e Ano Novo de muita paz e esperança de dias melhores para todos e, em especial, para o nosso segmento de panificação!”, destacam.

Rolar para cima