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o mercado não para!

Nesta Reportagem Especial mostramos como importantes empresas do setor seguem mantendo seus atendimentos aos clientes neste momento de Pandemia

Por Renan Geishofer

E passamos da metade de um ano que se tornou inesquecível para a humanidade que está sendo impactada pelas consequências da Pandemia do Novo Coronavírus. O que já podemos tirar como conclusão desses mais de 100 dias de distanciamento social em nosso setor? Que ele não para, mesmo que andando de modo cambaleante.
É só vermos que em nossas páginas já passaram diversos registros sobre o dia-a-dia de empresas e profissionais que foram encontrando alternativas para manterem seus atendimentos. Certamente muitas dessas alternativas se tornarão permanentes em suas jornadas quando a Pandemia passar. Afinal, o mundo que conhecíamos até o primeiro trimestre de 2020 já não existe mais. Se ele será melhor ou pior, só o tempo nos dirá…
NOVOS TEMPOS — Tradicionalmente, a nossa Edição de Agosto trazia nossa Reportagem Especial sobre a FIPAN (Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos) que, infelizmente, não será realizada em 2020. Porém, muitas empresas seguiram em frente e contaremos nas próximas páginas um pouco sobre suas histórias, os serviços que prestam e como está sendo a experiência delas neste momento tão marcante para que sirvam de inspiração a todos nós. Afinal, somos a Revista PADARIA 2000, que tem como compromisso o estímulo ao sucesso dos segmentos de panificação, confeitaria e suas demais áreas correlatas.

Casa Sol
Especializada em embalagens, a CASA SOL produz sacos para pães, sanduíches, delivery, lanche e fritas; guardanapos, jogos americanos e bobinas tendo tanto a linha padrão quanto as temáticas e personalizadas. Afinal, hoje em dia o apelo visual para o atendimento aos clientes é ainda maior e o fornecedor que oferece mais opções ao seu cliente nesse sentido sai na frente. Situada em Belo Horizonte (MG), a empresa atende padarias, supermercados, lanchonetes, hamburguerias e o varejo em geral. Os atendimentos estão sendo feita normalmente como as vendas realizadas através de telefone e do WhatsApp. Como informado à nossa Reportagem, a CASA SOL teve como lançamento recente a nova edição da linha “Eu amo Pão” em sacos de pães contendo poesias no verso e, através de um QR Code, o cliente acessa as poesias em áudio e vídeo – ainda estão previstos lançamentos futuros de sacos afetivos com mensagens especiais e também o guardanapo em sachê. Tocar no coração do consumidor se tornou ainda mais importante neste momento e ações, como a da CASA SOL, podem trazer ainda mais fidelização da clientela, além de surpreender quem sai de casa para buscar alimento para o corpo e, ao pegar um saco de pão quentinho, nutre também a alma. Manter-se planejado, saber o que o seu cliente necessita e estreitar o relacionamento digital são os apontamentos feitos pela Equipe CASA SOL para os empresários do setor seguirem suas atividades neste ano. Sucesso a todos!

Detalhes Vime
Com duas décadas de experiência, a DETALHES VIME atende hotéis, padarias, bares e restaurantes confeccionando cestas e acessórios em vime sintético lavável. Ou seja: um acessório importante aos seus clientes que ganham em termos de higiene – assunto ainda mais relevante neste momento de Pandemia – além de oferecer produtos que têm valor agregado em função do apelo decorativo e da praticidade no seu uso. Como informado à nossa Reportagem, os itens da DETALHES VIME podem ser lavados com detergente neutro e esponja. A empresa conta com variedade de modelos, mas caso seja necessário, desenvolve produtos de acordo com a necessidade de cada cliente. As produções seguiram normalmente e as vendas foram sendo administradas tendo o valioso respaldo das Redes Sociais (equipe de vendas pelo WhatsApp e e-mail) com entregas girando em torno de 15 dias. Dentre os apontamentos da Equipe DETALHES VIME para o empresariado manter suas atividades, destacamos o oferecimento de novas negociações ao cliente, ouvindo suas dificuldades e tornando-o parceiro do seu negócio. Empatia é a palavra!

BM INFORMÁTICA
Sediada em Recife (PE) e atuando desde 1998 com o intuito de transformar a informática em ferramenta estratégica para o sucesso de um negócio, a BM INFORMÁTICA atua através de assessoria, suporte e desenvolvimento de sistemas com modernas tecnologias que têm como foco a contribuição à efetividade de seus resultados (a carteira da BM reúne cerca de 1700 clientes ativos). Assim, de modo prático, a empresa desenvolve ferramentas e serviços voltados à automação de rotinas em padarias que desejam atender seus clientes com rapidez e segurança. O principal produto é o premiado DATAPÃO (software específico para padarias) e há como novidade recente o desenvolvimento de um aplicativo que, junto ao DATAPÃO, introduziu o conceito de omnichannel dentro das panificadoras. Como informado à Reportagem, as vendas podem ser feitas fisicamente na loja e serem pagas pelo aplicativo. Com essa nova ferramenta o cliente pode fazer um pedido para retirada em loja e definir como quer receber os produtos (delivery , no balcão ou no estacionamento) disponibilizando um comando pelo qual o cliente aperta quando chega ao estacionamento – possibilitando o recebimento do produto sem nenhum contato. Entre outras funcionalidades do app, foram disponibilizados também o conceito de entregas programas e um programa fidelidade.
A BM INFORMÁTICA mostrou-se, mais uma vez, preparada em adaptar seus atendimentos para fazer com que as lojas de seus clientes sigam sendo ambientes automatizados, produtivos e conectados em meio à realidade do “novo normal”. Um fato inquestionável é que a tecnologia veio para ficar. Modernize seu negócio!

LESAFFRE
Presente no Brasil há mais de três décadas, a LESAFFRE é referência mundial em fermentação e sua sede brasileira fica em Campinas (SP). Estabelecida em todos os continentes, a empresa de origem francesa reúne mais de 10 mil funcionários e mais de 70 nacionalidades. Sua atuação se dá ao trabalhar com clientes, parceiros e pesquisadores para encontrarem respostas cada vez mais relevantes às necessidades de alimentos, saúde e respeito ao meio ambiente. A área de panificação é a unidade de negócio mais antiga da companhia que conta com um centro de inovação (o Baking Center™) e estrutura de vendas com abrangência nacional. De modo que a empresa possui soluções para panificadoras, supermercados, hotéis, restaurantes, indústrias e consumidores domésticos. Os lançamentos previstos para a FIPAN foram postergados para o segundo semestre de 2020 e, como informado à Reportagem, a empresa adotou uma série de medidas a nível global para proteger os colaboradores e também para garantir o fornecimento ao mercado. Mantendo-se assim a missão de LESAFFRE que é a de melhor nutrir e proteger o planeta através de um trabalho atento ao seu papel social. Houve trabalho remoto e presencial adaptado a cada área para ser possível manter o investimento ao mercado de panificação brasileiro, trazendo novas soluções e suporte técnico. A Equipe LESAFFRE entende que momentos de crise apresentam desafios, porém, trazem oportunidades de maior eficiência, inovação e até mesmo, evolução da cultura organizacional, além de projetarem que, quando a Pandemia passar, o capital humano sairá ainda mais valorizado.

PRÁTICA
Dispensando maiores apresentações, a PRÁTICA é uma das referências no setor no fornecimento de soluções em equipamentos para o food service de modo geral. Fundada em 1991, a empresa preza pelo atendimento que estimula a produção de “Comida de Qualidade, Sem Desperdícios”. Afinal, a sua equipe é criativa e conhece o mercado de ponta a ponta, desenvolvendo seus produtos para fazerem parte de uma linha de produção que se encaixe tanto no preparo de uma massa até o melhor posicionamento de venda dos alimentos. A sua matriz fica em Pouso Alegre (MG) e a PRÁTICA tem atuação nacional e internacional. A presença da empresa nos meios digitais se intensificou neste momento ao informar o setor sobre novas soluções para passarem pela Pandemia de olho na segurança alimentar e na economia de insumos. Também passaram a fazer parte da rotina dos colaboradores apresentações, treinamentos, atendimentos e conversas on-line para manterem o fluxo de trabalho interno e externo no atendimento aos clientes. Como informado à nossa Reportagem, um grande ponto de apoio aos clientes foi a criação da Universidade PRÁTICA, com o intuito de educar sobre os equipamentos e suas aplicações. Ações promocionais também foram realizadas com a venda de equipamentos novos e seminovos por investimentos mais acessíveis e solidários com o momento. Os lançamentos foram adiados até o final do ano quando estarão no mercado a linha industrial com o novo resfriador de água, a amassadeira basculante, o alimentador de massas e a espiral de congelamento ECK30/60 e, também, dois novos fornos: o HPE 100, de convecção, e o Forza STI, uma nova versão do nosso já conhecido forno para pizzas. A Equipe da PRÁTICA sabe que o momento é difícil e destaca ao setor a importância de se trabalhar sempre com eficiência e austeridade, enxergando oportunidades quando há desafios a serem superados. Afinal, nosso mercado se transforma a todo tempo.

SACHÊ & SACHÊ
Tendo nascido da ideia de personalização em dose única, a SACHÊ & SACHÊ atende a demanda por alimentos com assepsia garantida – que já vinha sendo importante antes da Pandemia, que dirá agora e no futuro?! Ao passo de que os brasileiros passaram a se relacionar mais no seu dia-a-dia com o perfil de produtos que a empresa oferece nas linhas de pós em embalagens personalizadas e individuais (açúcar, adoçante, sal, mascavo, café solúvel, demerara e canudos de papel e biodegradáveis). Fundada em 2005 e localizada em Santa Catarina, a marca atende cafeterias, bares, restaurantes, distribuidores, padarias, conveniências, entre outros perfis de clientes. Na Pandemia a empresa seguiu com seu trabalho, tendo, infelizmente, as vendas prejudicadas no começo com o fechamento dos estabelecimentos dos clientes e a redução do quadro de funcionários. 

Por outro lado, as empresas também passaram a entender que divulgar suas marcas seria um diferencial com o novo protocolo de higiene a ser seguido com o maior uso das porções individuais. Ainda surgiram lançamentos, como os canudos em embalagens personalizadas seguindo padrão de saudabilidade (canudos de papel e bio) e o café solúvel personalizado. De modo que a Equipe SACHÊ & SACHÊ foi mais uma que precisou se reinventar sem deixar de estar focada em manter a qualidade dos produtos em suas entregas – seguindo os protocolos da ANVISA. Criaram até estratégias de marketing e divulgação aos seus clientes para que eles conseguissem entender a necessidade de buscar ideias e oportunidades. Aquele algo a mais que faz toda a diferença!

TOLEDO DO BRASIL
Importante referência no Brasil na área de pesagem, a TOLEDO DO BRASIL fornece hardware, software e serviços em pesagem, além de fatiadores de frios e etiquetas eletrônicas para o comércio varejista. Com fábrica em São Bernardo do Campo (SP) e contando com 20 filiais de vendas e serviços nas principais cidades do país, a empresa não parou durante a Pandemia, apenas adaptou o trabalho em todas as áreas para atender aos protocolos e cuidados exigidos. Como informado à nossa Reportagem, a companhia se dedica a uma atividade considerada essencial voltada à fabricação e fornecimento de balanças, sistemas de pesagem, peças e serviços para segmentos essenciais, os quais impactam diretamente na saúde, produção, armazenagem e transporte de alimentos e remédios. A TOLEDO DO BRASIL lançou recentemente três produtos que seriam apresentados na FIPAN 2020. O Tendal 200 é uma solução indicada para conferência de pesagem no recebimento e expedição de carnes em açougues e supermercados com vistas a garantir que o que está sendo vendido é o que está sendo entregue, evitando furtos e desvios de mercadorias. 

O Fatiador de Carnes UNI 350 C é indicado para suprir a escassez de mão de obra especializada no açougue, padronizando o corte e facilitando a produção de bandejas para a área pré-embalada. E o Memor 1 é um coletor de dados que facilita o dia-a-dia do varejo atuando nas operações de loja em tarefas de recebimento, expedição, papa filas, conferência, estoque, dentre outras realizando a leitura de produtos evitando erros operacionais – ainda pode ser aplicado em conjunto com a solução de etiquetas eletrônicas de preço, associando produtos na gondola e dando mais dinâmica e agilidade na separação de produtos para vendas online. E assim a empresa segue em frente sabendo que esta não será a última crise a ser enfrentada e, certamente, será superada o mais breve possível!

ESPAÇO GASTRONÔMICO – LE 5 STAGIONI
Importante fornecedora do segmento, a LE 5 STAGIONI nasceu como pizzaria na região metropolitana de Porto Alegre (RS) tendo como objetivo servir a melhor pizza da região aliando qualidade do produto e atendimento cortês, rápido e agradável. Ao passo de que a intenção constante da empresa em desenvolver um trabalho de alto nível levou à busca da farinha italiana tipo 00 e também em estudar sobre sua melhor utilização. Como resultado desse movimento a empresa se tornou um dos maiores clientes-consumidores da farinha italiana “Le 5 Stagioni” no Brasil, vindo a se suceder a proposta para que se tornasse importadora da marca. O atendimento aos clientes é feito de modo amplo passando também pelas orientações de melhor uso do produto – a empresa também conta com operação em São Paulo e Santa Catarina e o portfólio também conta com azeites, tomate e polpa e o friarielli (brocóli italiano). Os lançamentos foram postergados neste momento, mas, segundo informado à nossa Reportagem, a empresa manteve e expandiu as vendas assegurando a qualidade dos itens e a sua sempre disponibilidade e orientando os consumidores sobre a mais correta utilização para um melhor resultado dentro das expectativas e necessidades particulares de cada um. As entregas são realizadas por carros próprios nas regiões metropolitanas e por transportadoras em locais mais distantes. Para a empresa, o segredo para que as empresas sigam firmes neste momento é trabalharem com a mesma dedicação e entusiasmo com os quais iniciaram suas empresas, se aliando aos seus clientes e mantendo os colaboradores treinados e motivados.

ZINI BRASIL
Com origem italiana, a empresa atua no Brasil desde 1998, está localizada em São Paulo (SP) e tem como principal característica o desenvolvimento de produtos tecnicamente avançados e destinados ao mercado food service, industrial e dos manipuladores em geral, estando dividida em dois setores: ZINI FLOURS que se dedica a produtos secos na forma de pós, granulados e floculados, e ZINI FOODS, que produz alimentos hidratados como polenta, folha multimassa, entre outros. A empresa também sentiu os efeitos trazidos pela “tempestade da Pandemia”, porém rapidamente retomou sua boa presença no mercado, como informado à nossa Reportagem, graças ao sucesso dos pequenos fabricantes locais de salgados e das indústrias que vendem para redes varejistas. O marketing redirecionou seus esforços para o contato direto com produtores semi-industriais e com ações dirigidas ao comércio eletrônico – cuja avaliação rápida os levou a pensar que será o canal do futuro. Além disso, também foi reforçado o MERCATONE ZINI – loja especializada dirigida a manipuladores de alimentos aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo aos clientes comprarem direto da fábrica. Segundo a empresa, essa operação inédita foi chamada de “industriarejo”. Os lançamentos ficaram para outro momento e os trabalhos se direcionaram na criação de esforços para atingirem o mercado potencial já aberto e no reforço das alianças no conceito service com distribuidores, atacadistas, moinhos e indústrias alimentícias. Tendo ligação direta com a Itália, país que já passou por diversas situações desafiadoras, a ZINI BRASIL convida o empresariado a ver o futuro com otimismo porque historicamente após as crises há rápida retomada. De modo que deve se aprender a se proteger durante as crises para se reinventar na busca de um novo começo.

GRANO
Fundada em 2002 e pertencendo ao longevo Grupo G.Paniz, a GRANO se propõe a fabricar equipamentos inovadores para padarias, supermercados, restaurantes, pizzarias e food service em geral tendo sua base localizada em Caxias do Sul (RS). Seu atendimento, a nível nacional, insere no mercado brasileiro alta tecnologia com equipamentos robustos e de alta performance. As produções da empresa seguiram sem mudanças e o setor comercial traçou estratégias agressivas para as vendas que resultaram em um aumento expressivo e inesperado. Como informado à nossa Reportagem, a logística foi o maior desafio, pois cada região do Brasil possui restrições de circulação distintas, contudo a história de 40 anos do grupo favoreceu nos contatos entre os parceiros para equacionar essa dificuldade. A GRANO lançou produtos que estavam destinados à FIPAN 2020 e também foram desenvolvidos outros para este momento. Novidades como o Forno Semi-Industrial para produções de grande volume, em pequenos negócios e um forno de alta performance para pequenos espaços para todos os tipos de produtos de panificação e confeitaria – incluindo preparos delicados como macarons, suspiros e para produtos mais robustos como pães cascudos. Como essa força toda, a Equipe incentiva o empresariado do setor com bom humor: “Nunca desista de seu sonho. Se ele acabou em uma padaria, procure em outra. Inove-se!”. Assim, a empresa passa por este momento tão desafiador crescendo como empresa que se propõe a ser parceria estratégica para qualquer negócio. Que boas notícias como esta sigam se multiplicando no setor!

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