> Especial Dia do Panificador

a força do nosso setor

Nesta Reportagem Especial, homenageamos o Dia do Panificador mostrando como 10 estabelecimentos estão planejando suas ações para essa importante celebração

Por Renan Geishofer

E chegamos a mais um meio de ano. Época tradicional de celebrações do Dia do Panificador. Confesso que, depois de dois anos e meio como jornalista nesta Revista, ainda sinto dificuldade em encontrar um único termo que possa resumir quem é, de fato, o panificador. Até porque em minhas pesquisas sempre aparecem explicações tanto o apresentando como empresário quanto como padeiro. Desse modo, entendo que esse importante personagem do nosso setor acaba sendo mesmo um ator multifacetário que se reinventa a todo instante para manter seu negócio em funcionamento. Ou seja: um típico trabalhador brasileiro.
Como escrevo este texto em meados do mês junino, inspiro-me no sertão e resgato esta frase de Euclides da Cunha: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”. Aposto que ele teria dito o mesmo sobre os panificadores. Afinal, 2020 será lembrado como mais um ano em que o nosso Setor mostrou a sua fibra e se manteve relevante à economia brasileira. Sei que a celebração desse “aniversário” será um tanto quanto esquisita por ter que ser à distância de seus familiares, amigos e clientes. Porém, saibam que, nas próximas páginas, trazemos os nossos desejos de sucesso a todos vocês através de exemplos de como os seus colegas estão enfrentando este momento tão desafiador, planejando também em como celebrarão o Dia do Panificador em seus negócios.
De perto ou de longe, essa data jamais poderá deixar de ser exaltada. Parabéns a todos vocês e contem sempre com a Revista PADARIA 2000! Porque não há situações difíceis que não possam ser superadas em conjunto.

Em operação desde 1980, a padaria Abelha Gulosa é conhecida pelos preparos de alimentos com rigor de qualidade e já está em sua terceira geração de sucessores. De modo que o seu constante acompanhamento das novidades do setor e oferecimento de diversos tipos de serviços a posiciona em destaque na região de Campinas – ainda mais recentemente quando passou a receber clientela mais jovem, fruto de suas ações de marketing. Para o Dia do Panificador a empresa está com a ideia de fazer promoção de sopas dentro dos pães italianos (sucesso em épocas mais frias), bem como elaborará opções diversificadas de pães e reforçará as divulgações do delivery (tanto por sistema próprio quanto por aplicativos). Operação essa que já existia no estabelecimento, mas que foi, naturalmente, ampliada neste período de Pandemia. Segundo nos informaram, o cliente percebeu a facilidade em poder ter em casa o pão no café da manhã, frutas e verduras ao longo da semana e demais refeições ao longo do dia. O cardápio do delivery vai sendo atualizado conforme a equipe percebe as mudanças nas necessidades da clientela. Importante ponto a ser notado por todos os negócios do Food Service. Outra ideia sinalizada pela Abelha Gulosa é a de se investir em promoções, porque neste momento os clientes querem ter algum benefício ao fazerem suas compras.

Importante estabelecimento do nosso Setor, a City Pão é uma padaria tradicional de Ribeirão Preto (SP) que está sempre oferecendo novidades aos seus clientes pautadas no conceito das produções tradicionais e artesanais. No pós-pandemia será dado o prosseguimento ao projeto de uma Escola de Panificação – assunto que está em desenvolvimento – e a linha de produção receberá novas máquinas e novos equipamentos, como as novas balanças que informam código nutricional e câmeras de segurança com sistema “pega placa” interligado com o DETRAN. Como o Dia do Panificador sempre nos leva a uma viagem pelo tempo através das histórias de nossos leitores, é importante informar que o fermento natural da City Pão tem aproximadamente 18 anos. Sobre os procedimentos de higiene adotados na Pandemia, destaca-se a limpeza dos ambientes a cada 40 minutos com água sanitária diluída em água. Não foram adotadas demissões, mas houve redução de jornada e suspensão de contratos. Por sua vez, o delivery teve redução ou isenção de taxa de entrega. É como a direção da empresa entende a missão do empreendedor da panificação: todo dia surge uma nova lição dessa atividade que requer comprometimento total e que é extremamente gratificante.

Em operação desde dezembro de 2009, a Empório de Fátima Delicatessen é uma grande padaria de Fortaleza (CE) localizada perto do Santuário de Fátima. Esta é daquelas padarias completas que oferecem aos seus clientes – de perfil variado – toda a conveniência de atendimento em um único local. Em meio à Pandemia, o cardápio foi reformulado pensando na praticidade e rapidez com a qual o cliente precisa para ser atendido na loja. Há, inclusive, barreiras físicas nas lojas, cartazes e marcações de distanciamento. O Kit Café da Manhã e os pratos executivos são exemplos desse menu adaptado. De modo que o mix foi limitado, levando em conta o atual comportamento de consumo dos clientes. Uma ação que está sendo fechada é a da “Semana do Pão Amigo” em que os clientes ajudam uma instituição carente. Como informado a esta Reportagem, na compra de 10 pães cariocas, dois serão doados para a instituição escolhida. Como as padarias também são espaços de convívio social das comunidades, uma ação como essa torna-se ainda mais relevante.

A Galeria dos Pães é uma das padarias mais famosas do circuito de panificação paulistana. Aberta desde 29 de julho de 1999, a imponente loja dos Jardins opera 24 horas por dia e, como informa, foi a responsável pela invenção do famoso Sanduíche de Metro, pelo lançamento dos festivais noturnos de sopas e do buffet de café da manhã com champanhe. A loja também está seguindo todos os protocolos de higiene e paralisou os famosos serviços de buffet e copa para consumo no local. No delivery destacam-se as “marmitinhas chiques” e o cuidado para que os clientes tenham em cada uma perfeita experiência de consumo. As produções de pães e demais itens seguem a todo vapor e certamente para o Dia do Panificador os clientes também terão muitas boas pedidas para celebrarem junto. A Galeria dos Pães tinha giro médio de 6 mil clientes todos os dias. O que nos leva a crer que esse público fidelizado seguirá por perto (mesmo que à distância) para fazer com que a padaria atravesse esse momento de Pandemia com ainda mais força.

Localizada em Contagem (MG), a Padaria Marte Pães nasceu em 2005 e conta com área de 350 m². O estabelecimento, inclusive, segue a filosofia da família fundadora pautada nos valores de: simplicidade, objetividade, inovação, profissionalismo e qualidade acima de tudo. A empresa hoje é administrada pelos irmãos Thiago Cassiano (administrador de empresas) e Thais Cassiano (advogada) – hoje com mais de 15 anos de experiência da área de panificação. A dupla, inclusive, está sempre desenvolvendo seus trabalhos se empenhando em treinamento da equipe (hoje são mais de 50 funcionários), na informatização dos serviços, na variedade dos produtos e serviços oferecidos, visitas técnicas a feiras, ações de marketing, entre outras atividades. Frente aos acontecimentos da Pandemia, a direção buscou informações como a legislação da cidade, e já está fazendo parte do cotidiano da Marte Pães as consultorias semanais na área de nutrição. Tendo investido também no delivery, a padaria teve aumento de 300% nas vendas dessa modalidade. Para o Dia do Panificador estão focadas ações com a linha de pães funcionais e rústicos junto de itens da rotisseria, de olho na chegada do inverno com o fomento às vendas de vinhos e, possivelmente, promoções pelo delivery. E assim a Marte Pães nos mostra, na prática, que o panificador não pode desanimar, devendo se adequar sempre ao novo momento de consumo dos seus clientes.

A história da Pães e Cia começou há 18 anos e a empresa, conforme informado a esta Reportagem, tem orgulho de suas origens baseadas no trabalho de uma família unida e determinada – sendo referência em Presidente Epitácio (SP) e região. A empresa, claro, foi impactada pela Pandemia e no momento em que ela chegou, precisou mostrar seu poder de se reinventar sentindo, naturalmente, o medo gerado pela incerteza do futuro. Dentre as medidas adotadas, destaca-se o treinamento da equipe para orientar e atender os clientes com rapidez e segurança. Apostando com força no marketing digital, a Pães e Cia criou grupos específicos para os clientes no WhatsApp e apostou no serviço de delivery. Para celebrar o Dia do Panificador terá uma série de promoções na loja e, visando enaltecer a atividade e envolver os clientes, as campanhas publicitárias também seguirão com a criação de um vídeo destacando esse dia especial. “A todos os amigos panificadores um lembrete: Devemos nos manter unidos, pelo nosso crescimento e pelo bem do país. Juntos, sairemos dessa ainda mais unidos, crendo que dias melhores estão por vir”, conclui Everton Grassi, sócio-proprietário da padaria.

Rede tradicionalíssima da panificação do ABC Paulista, a Padaria Brasileira atua desde 1953 e dispõe de quatro unidades da Padaria Brasileira e quatro unidades da Brasileira Express. A “operação de guerra” da rede de combate ao novo Coronavírus está em vigência desde o dia 17 de março, seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, adotando, naturalmente, as vendas por delivery através dos principais aplicativos das 08h00 às 21h30. Foi criado até um novo canal de atendimento do delivery através do site www.deliveydireto.com.br/padariabrasileira. Para 2020 a rede não está programando ações específicas para celebrar o Dia do Panificador, mas diante do cenário atual, cada preparo de alimento entregue aos clientes será ainda mais celebrado, bem como os clientes que seguem comprando na loja estão mantendo viva a história de importância desse estabelecimento. Que assim seja! Os trabalhos na Padaria Brasileira seguem com resiliência na administração do negócio.

Localizada em Brusque (SC), a Sassipan é referência em sua região. A empresa, como informado a esta Reportagem, estava se preparando para vários eventos e convenções empresariais nos meses de Abril, Maio e Junho (época forte por lá, bem como Páscoa e o Dia das Mães). Em 17 de março ocorreu o lockdown na região por duas semanas. Assim, todos os eventos foram cancelados e a área de café foi fechada. A operação do delivery entrou em cena, além do trabalho apenas com produtos para levar e o fornecimento de pães para lanchonetes (que estavam trabalhando somente por delivery) foi mantido. Para a “Semana do Panificador” está sendo planejado um “Festival de Pães de Fermentação Natural” cuja divulgação acontecerá pelas redes sociais e a entrega continuará através de motoboy. A direção registra gratidão aos colaboradores que estão se adequando às necessidades de cada dia, além de destacar que o fornecimento de pães para lanchonete se manteve e, nesse âmbito de atendimento, foram conquistados até novos clientes. O momento mostrou à empresa onde precisavam ter aprimoramento e a Sassipan vem focando naquilo que dá maior resultado. 

Importante ponto gastronômico da cidade mineira de Bueno Brandão, a Padaria e Confeitaria Central atua desde 1968 produzindo diversas delícias artesanais. Aqueles preparos afetivos com cara de casa de vó. Todas produzidas pela fundadora: a Dona Maria, que ainda produz, diariamente, suas receitas (dos mais variados tipos). O estabelecimento passou por diversas crises e esta Pandemia será mais uma. Para o Dia do Panificador o foco das vendas será nos pães e doces que remetem ao carinho, à família, ao aconchego e, com isso, ajudar aos clientes a passarem por este momento sendo acarinhados pelo estômago. As entregas são feitas via delivery ou retirada direta na loja. A entrada na padaria está sendo controlada e o horário de funcionamento foi reduzido (para citar algumas de medidas adotadas pelo estabelecimento). Nas redes sociais a Central ainda dá dicas de receitas aos clientes e sugestões de como usar os pães. “Neste período difícil pelo qual estamos passando, precisamos ter muita fé. Precisamos evitar o desperdício e as sobras tanto na produção quanto na área de vendas. Às vezes com uma massa só se faz uma infinidade de produtos. Detalhes fazem a diferença. Ter muito amor nos preparos das receitas. Temos que conseguir fazer mais com menos”, destaca Dona Maria.

Inaugurada em 1992 em Caruaru (e já destacada também na nossa Edição Anterior sobre a sua operação de Vendas Juninas), a Pães e Delícias é uma importante empresa da panificação de Pernambuco, tendo sido iniciada através do empresário e proprietário Eli James Laureano – que aprendeu a ser padeiro com o pai que exercia a profissão. De modo que essa transmissão de ensinamento de pai para filho segue sendo promovida na empresa. O planejamento para o Dia do Panificador promoverá os pães, em especial os orgânicos que já se consolidaram e têm boa aceitação. O estabelecimento conta com delivery e retirada na própria loja, atendendo as exigências e fazendo uso dos equipamentos de proteção. Assim sendo, a direção da Pães e Delícias reforça que é importante estar focados e atentos às informações e aos órgãos competentes quanto ao que devemos fazer de dever de casa diário, observando sempre onde atuar para manter as empresas nos trilhos do crescimento. 

DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO | Na imagem do topo, vemos à direita (em primeiro plano) o empresário Eli James Laureano e à esquerda seu filho Jonathas Laureano (de camiseta preta). Eli lidera a equipe de produção de pães, enquanto o filho é o atual chefe padeiro (também na foto acima à esquerda). Quando a família trabalha junta, os resultados são ainda melhores

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