> Empreendedores em Destaque

o chef camaleão

Olavo Júnior nos inspira a seguir nos reinventando neste momento em que somos colocados à prova diante dos desafios trazidos pela Pandemia da COVID-19

A humanidade atravessa um dos momentos mais desafiadores da história por ocasião da Pandemia do Novo Coronavírus. De modo que tem se tornado parte do nosso dia-a-dia a oscilação de pensamentos enquanto vamos tocando o nosso barco em nossas atividades (pessoais e profissionais) que seguem sendo adaptadas à nossa nova realidade de vida. Por isso esta próxima história é tão relevante. Afinal, mostra a faceta “camaleônica” de um experiente profissional que segue se reinventando. Olavo Roberto da Silva Júnior é o seu nome.

O brilho no olhar do Chef Olavo Júnior mostra como a Doce Convívio representa uma grande realização em sua caminhada – que antes dela já era muito bem sucedida!

Perfil de Clientela: Idosos chegam a 60% do público e os outros 40% mesclam público jovem com até 50 anos

O Chef iniciou sua história nas áreas de panificação e confeitaria em uma padaria de Campinas no ano de 1987 e logo em 1994 foi trabalhar, segundo o próprio, “em uma das mais renomadas confeitarias brasileiras: a Boulangerie de France e Romana” onde ficou mais de 20 anos. Essa experiência foi tão marcante em seu currículo que Olavo colecionou diversas participações em concursos e eventos no Brasil e em outros países onde mostrou seu talento — na Revista PADARIA 2000 ele foi Jurado nos concursos de 2016 e 2017. E ainda teve participações em programas de TV brasileiros onde desenvolveu receitas de confeitaria. Ainda durante sua passagem pela Confeitaria Romana e Boulangerie de France, cursou Administração de Empresas e alcançou o cargo de gerente geral de três lojas do grupo.
Em 2017 seus caminhos tiveram como rumo a montagem de sua própria confeitaria. Como ocorre com a maioria dos empreendedores tupiniquins, não tinha recursos suficientes, mas esse problema não foi grande o bastante para impedí-lo de seguir em frente. “Fiquei com uma dívida que deveria pagar em 40 dias com a venda do meu carro. Eu e a minha esposa trabalhamos duro por nove meses, sem ajudante e sem folga, para que o sonho não se tornasse um pesadelo”, relembra. O chef acumulava muito know how em confeitaria fina, mas decidiu que seu trabalho na loja própria – a Doce Convívio – resgataria receitas artesanais caseiras com aquele cheirinho de nostalgia. Medida que se mostrou correta porque com isso teria, por exemplo, produções menos trabalhosas que requeriam menor investimento em equipamentos caros. Além de que esse tipo de produção atende, de imediato, a um perfil de público mais amplo. “Acredito que consegui unir o caseiro com um toque de confeitaria fina. Como é uma loja que preferencialmente foca no bairro, o atendimento se tornou especializado por conhecermos praticamente todos os clientes que já se tornaram nossos amigos”, comenta o chef e empreendedor, que buscou estruturar um estabelecimento com layout moderno e recheado com um mix de produções autorais que, inclusive, foram resgatadas de antigas receitas de família – agora adaptadas às necessidades de consumo e vendas do Século 21.

A vitrine da Doce Convívio é um livro aberto que conta muitas histórias, na forma de receitas autorais, da ampla trajetória do Chef Olavo Júnior

O sucesso do empreendimento é tamanho que a empresa já opera com sistema de franquia. As primeiras lojas da rede foram abertas em Campinas (SP) nos bairros Sousas (2017) e Bonfim (2018). As franquias vieram em 2019 – e já são duas localizadas na vizinha Hortolândia (SP).
Olavo já está se preparando para as vendas juninas, que terão como preparos delícias como, por exemplo, os bolos de maçã com canela e nozes, fubá cremoso, fubá com goiabada, milho, paçoca, amendoim, cenoura com gotas de chocolate e coco que são pedidas tradicionalíssimas, mas que recebem o toque do chef.
Com operação adaptada, as entregas das encomendas são feitas na porta da loja, para que os clientes não precisem adentrar o local. A Doce Convívio também está fazendo entregas de delivery através de pedidos por aplicativo. “As entregas nas proximidades nós mesmos fazemos!”, endossa. Essa medida adotada pelas entregas fez com que as quedas nas vendas fossem reduzidas ao máximo. “Conseguimos diminuir a queda nas vendas de 70% em março para 40% em abril. Está sendo desafiador nos adaptarmos ao atendimento com as entregas, mas acredito que, quando essa pandemia passar, aproveitaremos para vender mais pelo fato de estarmos atingindo clientes que provavelmente se acostumarão com esse serviço e deverão continuar”, projeta Olavo, que é mais um empreendedor que terá o seu negócio cada vez mais digitalizado. Um item que será cada vez mais valioso, segundo ele, é o cadastro – sempre atualizado – dos clientes do delivery.
“A Revista PADARIA 2000 se tornou meu principal veículo para estudos de aprimoramento quando não tínhamos internet e a confeitaria brasileira, infelizmente, era muito atrasada. Participar dos campeonatos foi importante porque me projetou para todo o Brasil e nos encontros podíamos aprender com os colegas participantes e ensinar o que sabíamos”, conclui o Chef, que já participou de feiras e visitas técnicas em países como Alemanha, Itália e França.

DOCE CONVÍVIO
Rua Maneco Rosa, 74 | Loja 2
Galeria Beira Rio (Sousas – Campinas/SP)
Tel: 19 3291.9138
Rua Quintino Bocaiuva, 6
(Bonfim – Campinas/SP)
Tel: 19 3217.8848

FRANQUIAS
Loja 1 – Rua Rio Macaé, 190
(Jardim Interlagos Hortolândia/SP)
Tel: 19 3845.7856
Loja 2 – Av. Brasil, 1164 (Jardim Amanda 1 – Hortolândia/SP). Tel: 19 99815.4943

INSTAGRAM:
@doceconviviobolos
@doceconviviohortolandiaoficial

Bolo de Milho Cremoso

Receita desenvolvida pelo Chef Olavo Júnior – Campinas/SP

Ingredientes:
Ovos ― 1.200g
Leite integral ― 1.125ml
Óleo de soja ― 750g
Açúcar refinado ― 960g
Fermento em pó Royal ― 60g
Margarina Amélia ― 150g
Coco ralado seco ― 300g
Milho verde ― 15 espigas
Obs: 24 unidades de 50g cada unidade.

Modo de Preparo:
1 ― Coloque no liquidificador os ovos, leite e o milho. Bata até misturar bem por aproximadamente 10 minutos. Peneire essa mistura, descarte o que ficou na peneira. Reserve o líquido.
2 ― Derreta a manteiga no micro-ondas.
3 ― Em um bowl, coloque o conteúdo líquido batido, a manteiga, o açúcar, coco ralado e o fermento em pó.
4 ― Misture tudo com um fuet até a mistura ficar homogênea.
5 ― Unte a forma de bolo com margarina e enfarinhe.
6 ― Coloque 510g da massa ou 1.020g (conforme o pedido de produção) na forma de furo no meio.
7 ― Pré-aqueça o forno, e leve as formas de bolos para assar em forno a 180ºC por uma hora.

Rendimento (1 unidade):
Pequena: 500g
Grande: 1.000g

Rendimento total da receita:
Forma pequena: 10 unidades
Forma grande: 5 unidades

Rolar para cima