> Doces Tendências

os doces nordestinos que estão invadindo o mundo

COM UMA CULINÁRIA RICA E PROFISSIONAIS DE MUITO TALENTO E CRIATIVIDADE, A CONFEITARIA TÍPICA NORDESTINA CONQUISTA CADA VEZ MAIS ADMIRADORES

Por Ligia Franceschi • facebook/ligiafranceschicakedesigner

A gastronomia da Região Nordeste do Brasil é formada por elementos típicos, e é um ritual obrigatório para quem quer se envolver com a história desse povo e suas terras.
As receitas registram bem o temperamento e o jeito da população dessa linda região.
Há plantações ricas em farinha pura, batata doce, cará, grãos, milho, feijão, coco, e é desses ingredientes que foram criados a pamonha, o munguzá, o acarajé, o angu e tantos outros.
No Estado de Pernambuco, o cultivo da cana-de-açúcar foi o que levou essa região a ser a maior produtora de açúcar, iguaria valiosa, tornando a culinária regional muito rica e valorizada.
Os doces tradicionais nordestinos estão agradando os paladares de todos os estados brasileiros e ganhando notoriedade mundo afora, e também já estão nas vitrines das confeitarias da Inglaterra, França, Portugal e Japão.
Bolo de Rolo
Sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma massa bem leve que leva farinha de trigo, ovos, açúcar e manteiga. Na montagem, são intercaladas camadas de massas super finas e recheios que podem ser de goiabada, doce de leite e creme de avelã, dentre outros. Ele é adorado quando servido com o famoso queijo do Reino e também com sorvete.
Esses bolos também têm atraído as noivas, pois além de deliciosos, são lindos, devido às suas camadas super finas, as quais ficam delicadamente expostas.
Eles também possibilitam muitas formas de vendas: inteiros, em fatias individuais ou em porções contendo sabores variados.
Uma sugestão maravilhosa é vender o bolo de rolo em porções pequenas, para lembrancinhas. Fica um luxo!
Bolo de Noiva Pernambucano
Nesse bolo queridinho dos pernambucanos, a receita tem massa escura e bem encorpada, leva vinho, ameixas, frutas cristalizadas e tradicionalmente leva cobertura de glacê mármore, à base de claras, açúcar de confeiteiro e limão. Esse bolo tem uma massa estupidamente saborosa e por ser tão rico em frutas, dispensa recheios.
Com o tempo, ele sofreu algumas adaptações, ganhou versões recheadas, com coberturas variadas como marzipã, ganaches e também em formatos tipo “naked”, os famosos “bolos pelados”.
Cartola
A cartola é uma das sobremesas mais populares da gastronomia nordestina. Simples e fácil de fazer, seu preparo consiste em bananas fritas cobertas com queijo coalho assado, polvilhadas com açúcar e canela. Há também a versão servida com uma bola de sorvete de creme. Visitar a região nordestina e não comer essa sobremesa é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa!

Bolo de Rolo

Ingredientes:
Açúcar refinado ― 250g
Manteiga sem sal ― 250g
Ovos ― 250g
Farinha de trigo sem fermento ― 250g

Modo de Preparo:
1 ― Bater o açúcar com a manteiga até incorporar. Acrescentar os ovos e bater por aproximadamente 2 minutos. Acrescentar a farinha de trigo peneirada e mexer até ficar homogêneo.
2 ― Assar em forno alto e pré-aquecido a 200ºC.

Sugestões de recheio: goiabada, goiabada com queijo do Reino ralado, doce de leite, creme de avelã, brigadeiro.
Fotos e receita @anameliacakes

Rolar para cima