> Doces Tendências

as tendências mais atuais em decoração de bolos

Tudo o que você precisa saber para conferir se seus bolos estão na moda

Por Ligia Franceschi • facebook/ligiafranceschicakedesigner

O mundo da moda dita muita tendência de estilo, cores, criações e impacta diretamente em todos os setores, como carros, decoração de casas, jardins, festas e sim, também a Confeitaria. São muitas novas ideias, vindas de profissionais altamente criativos e empenhados em desenvolverem bolos, doces, pães e produtos que ditem tendência no Brasil e no mundo todo.

Os clientes, por outro lado, estão cada vez mais exigentes, buscando bolos e mesas de doces nada populares, à procura de profissionais que criem produtos e festas inovadoras, cheias de estilo, revolucionárias, que não estejam presas às “mesmices”.
Quer saber se seus bolos e doces estão completamente na moda? Então confira se você está antenado com as maiores tendências atuais.
As cores são um fator importante ao se pensar na decoração de bolos e doces, e a cor da vez é o azul, o turquesa esverdeado e o elegante azul acinzentado, parecido com o cobalto. Os metalizados também continuam com grande popularidade, tanto nos detalhes quanto no bolo todo. No ano passado o queridinho “Ouro Rosé” imperou, mas este ano ele perdeu o posto e deu lugar para o Ouro, Prata e Cobre, que podem inclusive serem usados juntos, no mesmíssimo projeto.
Um conceito australiano também invadiu nosso mercado de confeitaria, panificação e gastronomia em geral, e deixou nossas mesas ainda mais aconchegantes: as chamadas “Mesas de Pastoreio”. Esse formato tem as comidas dispostas na superfície da mesa, com abundância de pães, frios, frutas e outras guloseimas, as quais, apesar de parecerem terem sido jogadas e amontoadas uma do lado da outra, foram meticulosamente arrumadas e dispostas para que os convidados circulem ao redor para petiscar. Como parte da mesa de sobremesa, donuts, macarons e placas deliciosas de chocolate estão ocupando um papel importante ao lado do astro principal, o bolo.
Este estilo foi muito bem acolhido pelas festas de casamento, debutantes e até mesmo em festas infantis, e certamente será visto nos eventos de 2020 e 2021.
Outra grande tendência para lembrar na hora de desenvolver o projeto de bolos exuberantes e doces cheios de estilo é usar e abusar das figuras geométricas e molduras.
E para agregar ainda mais valor e beleza, muitas flores, especialmente as que são feitas artesanalmente de açúcar, assim como as folhagens, que estão com tudo. Use e abuse dos galhos de eucalipto e das folhas de begônia. As frutas também estão super dentro, e são bem-vindas nos naked cakes ou outros bolos, para eventos durante o dia, ao ar livre.
As pinturas à mão a base de buttercream, corante em pó ou gel comestíveis, também vieram trazer resultados ainda mais artísticos para os bolos. Aliás, eu amo essa técnica de Pintura Criativa feita à mão. Juntamente com as Flores de Açúcar, essas técnicas podem facilmente fazer com que os clientes recebam não apenas o bolo encomendado, mas uma verdadeira Obra de Arte.
Ah, e não podemos esquecer dos queridinhos granulados ou “sprinkles”, que deixam os bolos à base de creme mais coloridos, alegres e cheios de estilo.
Resumo da ópera: adeus aos bolos sem graça! Agora os bolos e doces seguem tendências, sim. Andam na moda, sim. E estão cada vez mais deliciosos. É a beleza e o sabor caminhando juntos!

Rolar para cima