> Doces Tendências

inspiração e sofisticação

As Flores de Açúcar ganharam um lugar especial e vitalício na Confeitaria Artística. Elas vieram trazer beleza e sofisticação aos bolos, que deixaram de ser apenas deliciosos, e entraram para o hall das Obras de Arte

Por Ligia Franceschi • facebook/ligiafranceschicakedesigner

Os bolos simples são bastante rentáveis e são sucesso garantido nas mãos de qualquer confeiteiro, mas um bolo pode ser, sim, delicioso, e também ganhar um destaque especial, desde as pequenas festas até as maiores e grandiosas comemorações. O fato é que um bolo comum e delicioso muitos conseguem fazer, e sua concorrência é grande. Mas se um bolo desses for decorado com Flores de Açúcar, ganha um valor agregado muito grande, e aí sim, os olhos dos clientes brilham de verdade, e o retorno financeiro alegra o coração e o bolso dos Confeiteiros e Cake Designers de plantão.
Para fazer as Flores de Açúcar, tudo começa em ter uma excelente pasta de flores. Compartilho com vocês, a seguir, minha melhor receita, bem como algumas dicas importantes sobre coloração, armazenagem e durabilidade.

Armazenagem: Após as flores prontas e secas, elas devem ser armazenadas em caixas fechadas e bem vedadas, para não terem contato com a umidade e luz solar.
Durabilidade: As flores, desde que bem armazenadas, têm durabilidade de 1 ano.
Como eu venho falando, a grande dica para quem quer fazer diferente neste momento que estamos vivendo é usar seu tempo para se capacitar e aprender novas habilidades, pois essa fase VAI PASSAR, o mercado de festas e eventos vai se reaquecer, e vai ficar quem se diferenciar e agregar valor ao seu produto.
Neste cenário, aprender a fazer Flores de Açúcar pode ser a grande “arma secreta” para transformar bolos mais simples em verdadeiros objetos de desejo dos clientes, e melhor, em fonte de aumento de lucratividade e reconhecimento para os profissionais da Confeitaria.

Pasta de Açúcar para Flores
Ingredientes:

Açúcar impalpável — 1.000g
Glucose de milho — 100g
CMC — 21g
Pó de merengue — 7g
Água — 120ml
Essência — 7ml
Gordura vegetal hidrogenada — 30g

Modo de Preparo:
1 — Peneire o açúcar, CMC e pó de merengue.
2 — Leve a água e a glucose ao micro-ondas por 1 minuto para dissolver completamente.
3 — Misture com o açúcar (use luvas para sovar).
4 — Por último, acrescente a essência e gordura.
5 — Coloque a pasta dividida em 4 porções em saquinhos bem vedados (para que não entre ar), e deixe descansar por 24 horas antes de usar.
6 — A pasta de açúcar tem durabilidade de 7 dias fora da geladeira, 15 dias na geladeira e 40 dias congelada.

Coloração:
1 — A base da massa de flores poder ser tingida com corante em pó hidrossolúvel ou corante em gel.
2 — Na pintura e acabamento são utilizados corantes em pó lipossolúveis.

 

Rolar para cima